sábado, 14 de novembro de 2009

O que eles pensam sobre moda, estilo, roupas e marcas

O canal Nickelodeon criou um relatório mensal batizado Kaleidoscope dedicado a divulgar informações sobre tendências de comportamento, interesses e contexto cultural dos pre-adolescentes e adolescentes.

O primeiro número está e trata de moda e estilo. As informações se referem à garotada americana, mas a partir delas podemos refletir sobre os garotos e garotas brasileiros. Segundo o relatório:- As palavras 'moda' e 'estilo' tem compreensões distintas. Moda lembra supermodels, passarelas, roupas de grife. Estilo, por outro lado, se refere a uma conexão emocional. "Quase todos os participantes da pesquisa concordam que estilo é uma representaçao deles mesmos - uma maneira de se comunicar com os amigos e os adultos".

- Para as garotas, estilo começa com as roupas, mas está em tudo - sapatos, acessórios para o cabelo, bijuterias e bolsas. Para os garotos, estilo se resume a roupas e tênis.- Aos 8 anos, as crianças começam a se preocupar com a aparência e o que estao vestindo. O papel da mãe como pessoa que escolhe o que vestir cai para 2o plano e é quase inexistente quando as crianças se tornam adolescentes.

- Quando chegam aos 10 anos, as crianças, especialmente as meninas, começam a pensar no visual como um tudo e fazem compras já com uma imagem na cabeça de como será o look total.- O cabelo é parte importante do estilo e para as garotas mais velhas chega a ser mais importante que as roupas.

- Quando perguntados diretamente, os garotos (de 8 a 12), dizem que não se preocupam com o estilo pessoal. Mas outros dados da pesquisa indicam um cenário diferente - 46% deles realmente se preocupam com o assunto.- As garotas sao mais capazes do que os meninos de definir seus estilos - casual, super feminina etc.

- Quase todos os pesquisados expressam a necessidade de serem originais entre seus amigos e outros da mesma idade. Ser original pode significar comprar um item de uma marca popular ou uma peça que seja realmente diferente do que todos estão usando. A maioria dos entrevistados não gosta de ser imitada por outros (não quer ter seu estilo copiado).

- As meninas são mais impressionáveis pelos estilos das celebridades, pelas lojas e pelos amigos. Mas quando chegam à adolescência, rompem com isso e vao explorar sua individualidade.- Meninos e meninas respondem que o fator mais importante na escolha de roupas é que elas sejam "confortáveis". Mas a pesquisa indica que, na verdade, a pricipal preocupação é "Será que estou bem?"- Marcas de roupas e acessórios mobilizam as garotas. São uma maneira de criar ou manter vínculo com as amigas. Para os garotos, a tendência é criar vínculos com base em outros fatores que nao a moda.